A Editora

A Sarau das Letras é uma editora independente, sediada em Mossoró (RN), sonho e obra dos escritores e bibliófilos Clauder Arcanjo e David de Medeiros Leite. Nossa sede, orgulhosamente, é a biblioteca particular de Clauder Arcanjo, em Mossoró. A seleção do que deve ser publicado é feita por nós (Clauder Arcanjo e David Leite); lemos e relemos as obras que nos são encaminhadas, seguidas vezes. No entanto, queremos deixar algo bem claro, há um quê que nos ‘dirige’ nessa difícil, e espinhosa, hora da decisão: o brilho nos olhos do autor ou autora. Quem ama a literatura cintila os olhos, quando fala acerca daquilo que escreve, e vive.

Em seguida, o futuro livro é encaminhado para análise técnica do nosso Conselho Editorial.

A distribuição se dá nas livrarias do Estado, e de alguns Estados, nos quais conhecemos o proprietário-livreiro ou um dos sócios. A distribuição é um dos gargalos das editoras alternativas, não podemos negar. Mas quem nos disse que o jogo seria fácil?!…

A sistemática financeira que nós adotamos, na Sarau das Letras, é diferente das ditas editoras convencionais; a ideia básica é viabilizar a impressão do livro: algo como, com a nossa experiência e os nossos contatos, tornarmos o livro de trinta a quarenta por cento mais barato do que se o escritor partisse para uma edição dita do autor. Enfim, oferecemos nossa assessoria, nosso selo, custeamos uma parte das despesas, o autor banca uma parte dos custos, e recebe o livro impresso, todos os exemplares. Aí entramos também com uma assessoria para viabilizar as noites de autógrafos. Com a venda, o autor recupera os seus custos, ou, pelo menos, grande parte deles. E nós, da Sarau, passamos a ter mais um livro editado. Quixotesco?! Pode ser, mas de Quixote, de editor e de louco… todos nós temos um pouco.

O mercado tornou-se mais aberto, não podemos negar. Porém ganhar dinheiro com edição de livros, pelo menos a curto prazo, em nosso País, parece uma luz bem longe… no horizonte. Quase no campo da utopia. Enfim, o que nos impulsiona mesmo é a suprema alegria de participar de (e viabilizar) algo ímpar: o lançamento de uma obra. De uma certa forma, se o livro tem um pai: o autor; nós, editores, somos uma espécie de tios do ‘pimpolho’.

Nosso autor best-seller é o Francisco Rodrigues da Costa, o Chico de Neco Carteiro. Cronista de escol, filho de Areia Branca, hoje residindo em Mossoró. Chico Rodrigues é o nosso Pedro Nava potiguar, sem a menor dúvida.

Estamos com quase quinze anos de história e próximos de ultrapassarmos a marca de trezentos títulos publicados. E com muita ideia e gana para publicar mais e melhor.